23 dezembro 2009

1983/2009

Acabei de ver, com meu pai, a final do Brasileiro de 1983. Flamengo X Santos, sendo o segundo jogo da final, Santos com um gol de vantagem. Incrível como mesmo sabendo que o jogo foi a 26 anos atrás, me deu uma vontade de torcer, comemorar os gols e eu fiquei toda arrepiada com os relatos de Adílio. Não entendo o porquê disso tudo, o porquê de mesmo sabendo que é um jogo, que é um esporte, também um comércio, o futebol comove loucamente as pessoas, deve ser pela vontade de estar juntos por um ideal; sentir algo que não existe fisicamente, mas existe. Um orgulho de uma Nação, uma arte. Sinto uma leve tristeza dentro de mim por não ter visto Zico jogar, nem só ele, mas muitos outros que faziam arte com a pelota nos pés. Não pude ver Zico, nem Adílio, nem Júnior.. mas vejo outros como Angelim, Leo Moura, Juan e Pet. E por falar nisso, ainda nem me pronunciei sobre o Hexa, eu quase chorei no gol do Grêmio, quando mostram a tabelinha com o Flamengo caindo pra terceiro, eu quaase chorei mesmo, mas foi quase. Minhas lágrimas, eu guardei mesmo para o final, quando o time deu a volta por cima e a torcida inteira, e mais outros trinta e cinco milhões espalhados pelo mundo, gritavam freneticamente: "é campeãããooo!"

Nenhum comentário: